Recuperando o grub

Muitas vezes podemos ter algum problema na instalação  e o grub não ser instalado corretamente, outras vezes quando usamos o sistema em dual-boot perdemos o grub ao reinstalar o windows.

Então vamos ver como reinstalar seu grub usando um Live-Cd do Ubuntu.

1- Comece dando boot pelo Live-Cd no modo experimetar apenas. Após o live carregar abra o terminal do gnome e invoque poderes de super usuário usando o comando “sudo su”.

2 – Agora vamos identificar nosso HD e em que partição está a “raiz”  do Linux, para isto digite

fdisk -l

Este comando irá retornar quantos discos tivermos e suas partições. Para nossa simulção vamos considerar que temos 2 discos que seria o “sda” e o “sdb”, e nosso Linux está instalado no sdb5.

3 – Bem sabemos então que o Linux está em sdb5 e agora presisamos acessar o esta partição no modo “chroot” então vamos montar a mesma com o comando “mount /dev/sdb5 /mnt” e chroot  /mnt. Pronto estamos agora no seu Linux instalado.

4 – Abra outra aba no terminal do gnome e digite:

ls  -l /dev/sda /dev/sdb5

você  verá algo como isto:

brw-rw—T 1 root disk 8, 0 Mai 26 07:56 /dev/sda

brw-rw—T 1 root disk 8, 16 Mai 26 07:56 /dev/sdb5

repare que ressaltei os números 8 e 0 para sda e 8 e 16 para sdb5. Anote os números obtidos no seu caso.  Volte agora para aba onde está no modo chroot e digite o seguintes comandos

mknod /dev/sda b 8 0
mknod /dev/sdb5 b 8 16

5 – Considerando que sua máquina dá boot pelo /dev/sda digite no ambiente chroot:

grub-install /dev/sda

Pronto grub reinstalado. Digite exit para sair o modo chroot e pode reinciar o live e deixar carregar o sistema pelo seu HD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*